Visual Studio 2015
Para quem ainda não sabe, ou chegou neste post surfando, a Microsoft lançou hoje (20/07/2015) a nova versão do Visual Studio, no caso o Visual Studio 2015 (Community, Enterprise, Professional, Test e Express).
Para saber mais sobre as versões do Visual Studio ou compara-las, acesse Edições do Visual Studio 2015 ou/e para ver em detalhes cada função disponível acesse Comparar Ofertas do Visual Studio 2015.
Cada uma desta versões tem um proposito (sério?), sei que a maioria dos meus leitores querem usar a versão mais top ninja das galaxias, mais antes de sair por ai procurando serial do Visual Studio na internet, eu recomendo o uso do Visual Studio Community 2015 (É o que eu uso), claro que se você tiver uma empresa com mais de 250 computadores, ou uma empresa que fatura mais de 1 milhão de dólares por ano, ai meu caro, você deve usar uma das versões paga do Visual Studio!
Pra ajudar, vou deixar o trecho do termo de uso do Visual Studio Community 2015, que importa:
Licença individual. Se você for um indivíduo que está trabalhando em seus próprios aplicativos para vendê-los ou para qualquer outra finalidade, poderá usar o software para desenvolver e testar esses aplicativos.
(…)
“Se você for uma empresa, seus funcionários e prestadores de serviços não poderão usar o software para desenvolver nem testar seus aplicativos, exceto para as finalidades de software livre e treinamento, conforme permitido anteriormente. Uma “empresa” é qualquer organização e suas afiliadas que possuem, coletivamente, (a) mais de 250 PCs ou usuários ou (b) mais de um milhão de dólares americanos (ou o equivalente em outras moedas) em receitas anuais, e “afiliadas” significa essas entidades que controlam (por meio de participação majoritária), são controladas por ou estão sob controle comum em uma organização.”
Entenderam ai o conceito de empresa no termo de uso? 250 pcs ou 1 milhão de dolares! Eu ainda não me acostumei com essa nova Microsoft, é sério! Código fonte aberto, softwares fuderosos de grátis! Então colegas, vamos aproveitar e codar (pode isso Arnaldo, codar?) muito!
Tem muitas novidades junto com essa versão, aproveitem e deem uma boa navegada no site do Visual Studio, eu vou começar por essa “Cross Platform Mobile Development“. Lembrando que você pode assistir ao vídeo do lançamento do Visual Studio, para conferir todas as novidades!
Lembrando que o pessoal do Linux/Mac pode usar o Visual Studio Code, um editor de texto poderoso da Microsoft e você pode aprender mais sobre Visual Studio Code neste vídeo.
Update 21/07/2015: Adicionado um link para os comparativos das versões mais detalhadas do Visual Studio 2015.